feat0

Escritor cratense de 13 anos publica livro

Sayd Alcantara é provavelmente um dos escritores mais jovens da nossa pequena grande cidade. Com apenas 10 anos em 2012, começou a escrever o seu primeiro livro.

Leia Mais
feat2

Divirta-se com nossa Fanpage!

The Lightning Thief (O Ladrão de Raios) é o tipo de livro que já começa tirando uma onda pra chamar a atenção do leitor. Tem um ritmo impecável do começo ao fim; você pisca os olhos e já está no final. Que bruxaria é essa, Riordan?

Leia Mais
feat3

crato apresenta caso de microcefalia

Segundo a Secretaria de Saúde do Estado (Sesa), até o dia 8 deste mês, fevereiro, foram confirmados 192 casos de microcefalia com suspeita de ligação ao zica Vírus no Ceará. Um número que cresceu absurdamente depressa...

Leia Mais
feat4

Dica de livro: Preciosa

Muitos já devem ter assistido o filme. Muitos já devem ter lido o livro. Para aqueles que assistiram o filme, mas não leram o livro, este será um ótimo post, acredito; servirá para impulsionar o possível desejo da leitura.

Leia Mais
feat5

Entrevistas: Vinícius Grossos, autor de Sereia Negra

Vinícius Grossos é um jovem escritor brasileiro de 22 anos, natural do estado do Rio de Janeiro. Na infância, já quis ser desenhista e sonhou em simplesmente trabalhar em uma livraria, para ter a oportunidade de ler tudo o que fosse possível.

Leia Mais

Entrevista: Vinicius Grossos

Entrevista: Sayd Alcantara

Entrevista: Josué Matos

TOP MAIS LIDAS

Keep Calm and visite a belíssima Euroville (Santana do Cariri / CE)!Dica de algum lugar no Cariri para divulgar na página? Nos envie. (:

Publicado por Eu Sou do Cariri em Quarta, 30 de março de 2016

O LIVRO PRECIOSA, DE SHAPPIRE, É BOM?

Preciosa (ou Precious, em inglês) é um livro escrito por Shappire, que cedeu direitos para a produção de uma longa-metragem: Preciosa - Uma história de superação. O filme, assim como o livro, foi um sucesso de crítica e público. Mas essa é uma informação fraca; todos sabem.
Muitos já devem ter assistido o filme. Muitos já devem ter lido o livro. Para aqueles que assistiram o filme, mas não leram o livro, este será um ótimo post, acredito; servirá para impulsionar o possível desejo da leitura. Para aqueles que não fizeram nem um, nem outro (como eu, há pouco tempo): está na hora de conhecer a história de Claireece Precious Jones!

Precious tem 16 anos, é a protagonista e narra o livro em primeira pessoa. Seu baixo nível educacional se encontra explícito dentro da linguagem por ela utilizada no texto, recheado de erros ortográficos e palavrões, para que o leitor enxergue a situação da personagem o mais real possível. Sim, a narrativa é simples e flui rapidamente. Caso você se apegue, pode se tornar leitura para um dia.
Obesa e negra, desde que era apenas um bebê Precious sofreu abuso sexual do seu pai. O que ela tinha feito para merecer isso? Por que sua mãe não a ajudou? Por que sua própria mãe também contribuiu de diversas formas para o sofrimento dela? Talvez Claireece P. Jones nunca tenha tido a doce ilusão infantil de que o mundo é belo, a ilusão, das primeiras fases da vida, mais saudável que existe. Entretanto, a beleza da obra está em sabermos que a garota é forte o suficiente para lidar com isso, mesmo derramando lágrimas.  
É bonito ver que, lutando pela educação em uma sala de aula, Precious vai derrubando aos poucos a sua ignorância, que culpa não tinha de possuir. Uma das mais claras é a ignorância em relação a ligação do respeito a etnia e ao estado físico. Ela argumenta que é magra e branca por dentro, que é digna, por dentro. Não, Precious, respeito não deve ter nada a ver com a cor da pele, ou com a quantidade de gordura no corpo. 
Vale a pena conhecer o amor existente no interior da protagonista do livro escrito por Shappire. É por amor a si própria e aos filhos, ainda que tenham sido frutos de estupro, que desistência é algo distante na constante luta pela felicidade. 


Resposta ao título da postagem: a obra em questão não é boa, é ótima. Agora, dá licença que eu vou ali fazer a pipoca e começar a assistir o filme!
(Ei, não se esqueça de curtir a página do meu livro, Ressuência: clique aqui!) 


Comente, deixe a sua opinião:

Currently have 0 comentários:


Comente de outra forma